Quem sou eu?

Minas Gerais, Brazil
Nestas montanhas está a caixa d'água que abastece o rio das Velhas, o rio Doce e a região metropolitana de Belo Horizonte com as melhores águas. Biodiversidade, Mata Atlântica, Campos Rupestres sobre cangas, cavernas, sítios Paleontológicos, históricos e hídricos, guardiões da nossa memória, da ocupação colonial e da pré-história universal, em uma das partes mais expressivas da Serra do Espinhaço, declarada Reserva da Biosfera pela Unesco. Gandarela é centro vigiado pelos picos do Itabirito e do Itacolomi, pelas serras do Curral, Piedade e Caraça, constituindo o maior conjunto natural preservado de toda a APA Sul de Belo Horizonte.

Proposta de Criação do Parque Nacional da Gandarela

Postado por Serra da Gandarela domingo, 15 de novembro de 2009






A serra do Gandarela é um divisor das bacias hidrográficas do rio Doce (Piracicaba) e São Francisco (rio das Velhas), e forma um corredor ecológico natural até o Caraça unindo as duas bacias. Sua vegetação é diversificada de mata atlântica, campode altitude e campo rupestre o que potencializa a biodiversidade de fauna e flora local. Possui uma das maiores Geodiversidades do Quadrilátero Ferrifero. Possui cavernas e sítio Paleoambiental com uma proposta de registro no Patrimônio Mundial pela comissão Brasileira de sítios geológicos e Paleobiológicos.

Segundo o estudo realizado pelo IEF, AMDA e SERE Meio Ambiente LTDA, de identificação de áreas prioritárias para implantação de sistema de áreas protegidas e corredores ecológicos no setor sul da região metropolitana de belo horizonte:

"Esta área representa a mais extensa região ocupada por ambientes naturais da porção metropolitana de Belo Horizonte e produz um grande volume de água de vital importância para a população humana regional."

“Por abranger porções das bacias do rio das Velhas, por conseqüência do rio São Francisco, e do rio Doce, todas elas com programas institucionais relacionados à sua conservação e revitalização ambiental, têm-se um amplo leque de oportunidades de se criar estratégias de preservação."