Quem sou eu?

Minas Gerais, Brazil
Nestas montanhas está a caixa d'água que abastece o rio das Velhas, o rio Doce e a região metropolitana de Belo Horizonte com as melhores águas. Biodiversidade, Mata Atlântica, Campos Rupestres sobre cangas, cavernas, sítios Paleontológicos, históricos e hídricos, guardiões da nossa memória, da ocupação colonial e da pré-história universal, em uma das partes mais expressivas da Serra do Espinhaço, declarada Reserva da Biosfera pela Unesco. Gandarela é centro vigiado pelos picos do Itabirito e do Itacolomi, pelas serras do Curral, Piedade e Caraça, constituindo o maior conjunto natural preservado de toda a APA Sul de Belo Horizonte.

Serra da Gandarela

Postado por Serra da Gandarela quinta-feira, 26 de novembro de 2009


A Serra do Gandarela está localizada nos municípios de Caeté, Santa Barbara, Barão de Cocais, Rio Acima, Itabirito e Raposos na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Faz parte da Reserva da Biosfera do Espinhaço, e apresenta alguns dos habitats mais significativos de toda a cadeia. Diversos estudos acadêmicos, concluídos e em andamento, e a compatibilidade da área com as legislações municipais, estadual e federal vêm reforçar a vocação e a necessidade de proteção integral desta área.

Fazendo uma curva de mais de 180 graus, as cristas da serra são os vértices de um dos mais importantes sinclinais da região central de Minas Gerais e da Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA-SUL RMBH), criada para preservar a biodiversidade e os mananciais que abastecem toda a região. Os campos rupestres sobre cangas são os mais preservados de toda a região, constituindo a principal área de recarga do Sinclinal Gandarela, a abastecer vários córregos e ribeirões, de classes Especial e 1, das bacias dos rios Piracicaba/Doce e Velhas/São Francisco – este último, à montante da principal captação para o abastecimento público da RMBH.

Além de divisor das bacias hidrográficas dos rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas, o Gandarela forma um corredor ecológico natural com o Caraça, unindo as duas bacias.

Podemos considerar a região do Gandarela como a área mais extensa com tal diversidade de características e que ainda não apresenta a exploração maciça de seus recursos minerais e a interferência urbana. A Mata Atlântica, no interior e nas vertentes exteriores da serra, é a maior e mais preservada de toda a região. Juntamente com os campos rupestres e os campos de altitude, guarda uma rica diversidade de flora e fauna, que abriga espécies endêmicas e em extinção, além de uma das maiores geodiversidades da região do Quadrilátero Ferrífero. Mais de 50 cavernas já foram cadastradas e um sítio Paleontológico de grande importância (constituído de depósitos sedimentares da idade terciária, ocorrência única de três unidades continentais empilhadas, do Eoceno Superior, Oligoceno e Mioceno Inferior).

Trata-se finalmente de uma área mediterrânea entre referências fundamentais da topografia regional (Serra do Caraça, Serra da Piedade, Pico do Itacolomi e Pico do Itabirito) e da porção Leste do Quadrilátero, possivelmente a mais pujante do conjunto dos povoamentos originários do Ciclo do Ouro na região.

| | edit post

Entidades que apóiam o movimento

Postado por Serra da Gandarela sexta-feira, 20 de novembro de 2009

    




  



    


  


  

| | edit post

Proposta de Criação do Parque Nacional da Gandarela

Postado por Serra da Gandarela domingo, 15 de novembro de 2009






A serra do Gandarela é um divisor das bacias hidrográficas do rio Doce (Piracicaba) e São Francisco (rio das Velhas), e forma um corredor ecológico natural até o Caraça unindo as duas bacias. Sua vegetação é diversificada de mata atlântica, campode altitude e campo rupestre o que potencializa a biodiversidade de fauna e flora local. Possui uma das maiores Geodiversidades do Quadrilátero Ferrifero. Possui cavernas e sítio Paleoambiental com uma proposta de registro no Patrimônio Mundial pela comissão Brasileira de sítios geológicos e Paleobiológicos.

Segundo o estudo realizado pelo IEF, AMDA e SERE Meio Ambiente LTDA, de identificação de áreas prioritárias para implantação de sistema de áreas protegidas e corredores ecológicos no setor sul da região metropolitana de belo horizonte:

"Esta área representa a mais extensa região ocupada por ambientes naturais da porção metropolitana de Belo Horizonte e produz um grande volume de água de vital importância para a população humana regional."

“Por abranger porções das bacias do rio das Velhas, por conseqüência do rio São Francisco, e do rio Doce, todas elas com programas institucionais relacionados à sua conservação e revitalização ambiental, têm-se um amplo leque de oportunidades de se criar estratégias de preservação."

| | edit post

Documentos

Postado por Serra da Gandarela


| | edit post

Mapas

Postado por Serra da Gandarela
| | edit post

Galeria de Vídeos

Postado por Serra da Gandarela




| | edit post

Galeria de Fotos

Postado por Serra da Gandarela


Amostras Bill

Serra da Gandarela - Carnaval

Campo Gandarela - Fev2009

Serra da Gandarela - por André Salgado

Serra da Gandarela - por Marcel

Baixo Gandarela

| | edit post